terça-feira, 13 de outubro de 2015

CONFERÊNCIA - Escola Estadual – Renato Rocha Miranda – Campina do Monte Alegre-SP


                    Guareí, 09 de Outubro de 2015

                          CONFERÊNCIA

        Escola Estadual – Renato Rocha Miranda – Campina do Monte Alegre-SP
           Alunos do 3° ensino médio e professores

     Para ilustração desta fala, transmito o que Dalai Lama falou há séculos: “ A MORTE NÃO É O FINAL DE TUDO – O FINAL DE TUDO, É QUANDO MORREMOS DENTRO DE NÓS, ESTANDO VIVOS “ .
      TEMA - “ A falta de motivação e Perspectiva de Futuro do adolescente “
     Cada momento é um momento. Cada momento é exigida uma conduta humana.
    Quer dizer com isto, que o homem deve ser inteligente o suficiente, para adaptar-se a cada circunstância dos dias vivenciados, nunca se entregando à indiferença, como dizendo : Não adianta
     Nunca podemos entregar os pontos, deixando tudo como está!
    Por pior que seja o momento, não podemos permitir que sejamos dominados pelas dificuldades, com lamúrias ou lamentos, ou desânimo entrando numa conduta inerte, sem motivação.
    Se formos sempre lúcidos, sempre poderemos ser úteis aos nossos semelhantes. Se decairmos dentro das dificuldades, passaremos a ser seres sem valor.
    Ao contrário disto, sempre precisamos lutar para sermos grandes, mantendo evidente a nossa motivação.
   É comum encontrar-se pessoas com fisionomias sem nenhum sinal de otimismo, vontade ou com um simples sorriso.
   É um balconista indiferente com um cliente que chega, e mesmo um médico sisudo atendendo um paciente.
   O balconista precisa ser chamado para mudança de comportamento, e o médico alertado, fazendo ver que a fisionomia carregada cria no paciente uma desconfiança na qualidade da consulta. Pode ficar triste, podendo até piorar o seu quadro.
    A sisudez é um quadro que não anima; o sorriso, ( que não oferece sacrifício), anima. O paciente gosta. Por que deixar de atender bem?
    Vejam só, que quando falamos, construimos muita coisa ao bem comum. Se calamos sempre, mantemos um ''status quo ''perverso, do tipo que estamos vivendo, diante de tanta desonestidade reinante, com seus tristes desdobramentos.            Assassinatos em quantidade maior que a guerra na Síria, roubos de toda ordem, espertezas imperando!!!
   Muitas vezes, não se resolve só falando. Muitas vezes um grito retumbante resolve. É só olhar com carinho, o que faço no blog que sustento. Leia!!! “www.defesadafelicidade.blogspot.com
   CALADO A TUDO, SOMENTE AQUELES SEM MOTIVAÇÃO.
    Esses, raramente cumprimentam, fogem da leitura, acolhem um visitante, sem um gesto amistoso! São pessoas que precisam de muita orientação e ajuda. Precisam ser orientadas para terem valor.
    É no trânsito, que encontramos motoristas sem motivação.     Muitas vezes, nos sacrificamos para dar-lhes oportunidades de sair de uma dificuldade, e, passando por nós, nem um olhar, nem um agradecimento!!!
     Um dia destes, fui atrás de um desse tipo, chamando-lhe atenção.
    Sua resposta deixou-me realizado: Ei -la; foi uma grande lição recebida.
    Viram como é bom falar, construindo alguma coisa? Quem não fala não constroi.
    Vejo a motivação exigindo muito de nós, parece norteando para a vida. Principalmente no campo da resignação e contemplação.
     A pessoa motivada tem capacidade para contemplar, admirando uma árvore, uma flor, um beija flor sugando o seu nectar, enfim, vendo em cada detalhe, um toque de Deus!!!
     A pessoa motivada tem capacidade de resignar, mesmo diante de uma grande tristeza. Ela não cai. Ela se liga a Deus, desde que sua motivação seja do bem.
    O tema de hoje, trata da falta de motivação, perspectiva de futuro dos adolescentes.
    Por aí se vê, que a motivação é inserida no bem e no mal.    A do mal, é quando ela inexiste, ou é dirigida para o mal.
   A motivação inexistente, é quando a pessoa é indiferente, não lê, não liga, não respeita e não contempla nada, deixando o professor em clima decadente, maculando o seu entusiasmo para uma aula mais efetiva e valorosa.
    A motivação maldosa é quando o bullyng ou brincadeiras de mau gosto são a tônica, comprometendo todo mundo.
    Já motivação positiva, alegra a própria vida. O aluno lê, comenta, debate, é sensível ao bem estar do semelhante, interessando-se até, das coisas que envolvem o País. Nesse caso, o professor ou professora, lecionam com amor e dedicação, frutificando o ensino.
     Tem Deus como premissa básica. O adolescente desse nível, não me causa nenhuma preocupação. Já estão prontos para o que der e vier, sendo preocupados na leitura, conhecem todas as vicissitudes que implicam o país onde vivem. Podem ajudar o governo a administrar, para uma gestão mais positiva.
     As pessoas deste Colégio que escolheram esse tema, foram bastante competentes, pela oportunidade dos assuntos dentro de uma quadra das mais preocupantes. Parabéns a essa gente!
    A Da. Silvia Peres, diretora deste colégio, quando administrava o colégio Ezequiel Castanho ( em Guareí), na véspera de deixar esse colégio, convidou-me para fazer duas conferências. Eu aceitei, e fiz a ela e demais dirigentes, as seguintes perguntas: 1 – Nas reuniões de pais e mestres, qual o comparecimento? Resposta : 20 por cento 2 – Aqueles pais que não comparecem , justificam a falta ? Resposta, não!!!
    Na conferência em si, eu fiz a costumeira saudação, com elogios à beleza da platéia e sua disciplina. Estou contente, mas triste, por que estou sabendo que alguns pais de alguns de vocês, não comparecem às reuniões de pais e mestres.     Em não comparecendo, também não justificam, contrariando a ética e a disciplina. Vocês, que já são adultos, chamem seus pais, e contem o que estou falando, fazendo-os mais responsáveis, fazendo-os saber que quando se é convidado, e não podendo comparecer, faça a devida justificativa, porque pessoas assim, perdem o valor de cidadão. Façam isso, para valorizar seus pais.
    Nessa altura, a senhora Silvia foi-se para Holambra, e não ficou sabendo do resultado do que foi falado.
    Tempos depois, visitando o colégio, fui informado que o porcentual de comparecimentos chegou a 93 por cento, e os visitantes disputavam vagas confortáveis no ambiente.
    Muitos outros resultados positivos poderiam ser citados, mas se citados, o tempo será esgotado. É por isso, que uma motivação positiva é tão útil, O tema abordado naquele dia, foi : '' O pecado Não é não fazer; o Pecado é quando podemos fazer e não fazemos '' .

                                 CONCLUSÃO
    As pessoas que nos ouvem, deveriam ler os textos do blog que assino, para sentirem que existe aqui, um anônimo que defende a felicidade das pessoas de bem. Preciso da ajuda de cada um, para continuar condenando os feitos deletério de autoridades, daqui e do mundo, provado nas linhas que estão na Internet.




                             Mauro Martins
                                      Nota:
      Para suprir o tempo disponível para essa conferência, foi utilizado o texto: '' Em cada detalhe, um toque de Deus '', que se encontra no blog! 

2 comentários:

Sol disse...

Parabéns pela bela palestra! As gerações de hoje não têm contato com as gerações mais velhas e não conhecem a riqueza da profunda sabedoria que trazem consigo. Entristeço-me pelos jovens, que estão tão completamente carentes de contato, de exemplos, de esperança, de experiências...Têm olhos para ver mas não aprenderam a contemplar, não aprenderam a confiar, não acompanharam os ciclos da natureza....Estão completamente desconectados dos seus próprios sentimentos e estão presos num movimento de "passar o tempo", serem entretidos o tempo todo. Não sei como mudar isso, mas acredito que uma iniciativa como essa da escola poderia ser repetida em vários formatos para que também pudessem se expressar, ouvir e falar, "com-viver"...

Unknown disse...

Parabéns pela palestra, penso que uma boa forma de fazê-los participar e ter motivação é fazê-los participar das decisões e colocar em discussão, se está ruim, o que podemos fazer para melhorar?! As ideias de motivação ou qualquer outra devem vir de forma horizontal e nunca vertical. Ouvi-los e aceitar suas sugestões é um bom começo. bjs